• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Como construir uma composteira doméstica - startblog

Em nosso sexto post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

Como construir uma composteira doméstica - startblog

A muitos anos atrás já sabemos dos cuidados necessários que temos que ter com o Planeta e o próximo, onde devemos estar cientes de nossas ações em nosso dia-dia, com os vizinhos, parentes, amigos e família e trazendo esta consciência de cuidados diários. Vamos começar dentro de casa, transformando os resíduos orgânicos em homus.


Vamos ensinar como construir uma composteira em casa, para ajudar no fluxo de lixo, sendo um problema para o País em nível de poluição para as águas, ar e solos.


A maioria pode ser adaptada para casa, apartamento, grandes ou pequenos uma opção de reaproveitamento sobras de alimentos e o lixo orgânico de sua casa. Trazendo os benefícios de alimentar a sua hortinha em casa, com uma terra 100% saudável com minhocas e nutrientes. Confira o outro post, onde ensinamos a construir uma hortinha de temperos para apartamento.

Como construir uma composteira doméstica - startblog

Esta será uma sugestão para caber desde um apartamento pequeno a médio. Já com uma consciência de reaproveitamento, sem a necessidade de comprar o material para a construção. Se tiver algo parecido, pode utilizar.


Vamos aos materiais: 3 baldes de plástico de tinta ou margarina com tampa 15 litros (pode usar outra medida), terra ou adubo, 20 minhocas de qualquer espécie, uma pá de jardim ou colher de pau, uma ferramenta para fazer furos, serragem e folhas secas em um pote de armazenamento para ter ao lado da composteira e repor todos os dias, após de uso.

Como construir:

Os furos que serão feitos em alguns dos baldes, serão para a saída do chorume. Abaixo, um pouco mais sobre o processo de decomposição e o significado do chorume.


Balde 3: Com uma ferramenta, corte o círculo que envolve a tampa, deixando as bordas. Dê uma distância de um dedo de baixo para cima do balde e faça um furo para instalar a torneira e reserve.


Balde 2: Faça o mesmo procedimento na tampa que fez com o balde 3. Com uma ferramenta, corte o círculo que envolve a tampa, deixando as bordas e faça uma volta de furos na parte de baixo, envolvendo o círculo de fora. Encaixe acima do balde 3 e reserve.


Balde 1: Faça uma volta de furos na parte de baixo, envolvendo o círculo de fora, deixe a tampa da maneira que está, sem furos.


Balde 1 e 2: Baldes para a compostagem. Com uma ferramenta, faça uma volta de pequenos furos para a respiração, entrar o ar (pequenos para não entrar insetos).

Como construir uma composteira doméstica - startblog
Balde 3: Sem furos na lateral.

Apoiado em um banco, prateleira, pia, móvel coloque o balde 3 vazio. Com facilidade para abrir a torneira. Encaixe o balde 2 e dentro coloque a compostagem, uma terra boa. O balde 1 acima do 2, coloque um pouco da compostagem, uns 5 dedos de altura. Uma terra boa com algumas minhocas,umas 20 no mínimo, elas passaram para o balde 2, se reproduzindo e ajudando na decomposição dos alimentos colocados.

Como construir uma composteira doméstica - startblog

No balde 1, com a quantidade pouca de compostagem e as minhocas, você irá colocar os restos de alimentos como cascas de vegetais, frutas, grãos, sementes, a borra de café. As folhas secas e serragem (sem tratamento químico, conseguirá em marcenaria) elas irão ajudar na decomposição e eliminam os insetos. Formigas é normal, sempre vede bem e confira para não deixar aberto e entrar mosquitos e insetos. A ordem é uma camada de restos dos alimentos, uma de folhas secas ou serragem. Pode acrescentar o pó de café de vez em quando.


Irá encher dependendo de quantas pessoas vivem na casa, o fluxo de alimentação. Geralmente ela irá encher de 20 dias a 1 mês. Quando estiver quase completa, a decomposição já estará pronta. Use esta terra para os vasos de casa, jardim, distribuía para o jardim de seu prédio e compartilhe com seus vizinhos.


Deixe uns 5 dedos de altura desta terra para deixar no balde e alterne ele com o balde 2. Iniciando o mesmo processo com o balde 1. Repita o ciclo e vai alternando os baldes. O chorume que juntar no balde 3, onde se formou devido ao processo, é um ótimo fertilizante para a Terra, podendo regá-las.


Importante lembrar que não se deve colocar restos de carne, frango e evitar alimentos com temperos químicos e Fast Food. Tendo uma composteira em casa, você pode economizar até 70% do lixo produzido em casa. No outro post, vamos falar sobre a reciclagem do lixo não orgânico e como você pode reutilizar e aproveitar de uma forma produtiva e criativa.

Para quem não quiser construir a sua própria composteira, indico a morada da floresta, confiram as compoteiras que eles produzem. Fica esta dica para quem quiser aproveitar a ideia para a diminuição do lixo, o reaproveitamento e os benefícios para os seu jardim e vasos de sua casa.


Leve esta ideia para suas casas, suas comunidades, escolas, creches, parques e a todos os lugares que tiver alimentação.


Por hoje, ficamos por aqui e logo voltamos com mais dicas sustentáveis... CEO - Starttles

Start Tv Company

#contruirumacomposteira #sustentabilidade #residuosorganicos

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com