• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

A importância de organizar e armazenar os alimentos na geladeira - startblog

Hoje, em nosso quadragésimo primeiro post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

Você já deve ter ouvido falar que cada alimento de sua geladeira, tem um lugar certo. No post de hoje, vamos falar da importância da organização da sua geladeira, damos dicas para um melhor armazenamento dos alimentos. Acompanhe o nosso post.

A geladeira surgiu em 1856, uma fábrica Australiana contratou James Herrison para elaborar um sistema de refrigeração.

Um eletrodoméstico essencial para a vida das pessoas, devido ao seu compressor, movido ao motor, ela mantem a temperatura dos alimentos corretamente.

Em 1854, Chicago, Estados Unidos, chegou o primeiro sistema refrigerado para armazenar carnes. Em 1866, já se podia armazenar frutas e legumes.


Em 1913, o primeiro modelo doméstico de refrigerador, no início era chamado Dolmere (Domestic Eletric Refrigerator) passado os anos, chamavam Kelvinator, modernizado, o aquecimento era por uma bomba de duas fases. Se popularizando em 1927, com a chegada do Monitor- Top sistema criado, pela empresa General Eletric. Após o longo dos anos a geladeira foi evoluindo e hoje temos as frost free.

A importância de organizar e armazenar os alimentos na geladeira no startblog

Contamos um pouco do surgimento e funcionamento e refrigeração, agora, as dicas para garantir que os alimentos estejam da forma correta e em sua prateleira correta. Sabemos a importância da organização para o cotidiano e melhora do espaço.


Prateleiras organizadas ajudam na limpeza, sugestão é fazer uma higienização quinzenal. Uma dica para limpar a geladeira antes de começar esta organização. Passe um pano com detergente de sua preferencia, após, um pouco de vinagre branco e finalize com um pano úmido com bicarbonato de sódio.

Com ela limpa terá uma visão completa, quais alimentos tem, os que precisam ser consumidos e os que faltam. Para ajudar, pode contar com a ajuda dos organizadores, cestinhos, vidros, grampos e etiquetas com nomes e validades, facilitando o armazenamento das frutas, legumes, bolachas, Iogurte e muito mais.

A importância de organizar e armazenar os alimentos na geladeira no startblog

Na primeira divisória, sendo mais fria, comece pelas carnes (peças e filés) e frios. Disponha os frios em tapware para melhor conservação, colocando separadamente ou com divisórias.

Na prateleira abaixo, leite e derivados, Iogurte caseiro, alimentos do café da manhã, preparações que estejam prontas, alimentos não perecíveis. A refeição pode colocar nesta prateleira do meio, lembre-se de guardar em vasilhas de vidro ou plástico com tampa. Os queijos tire da embalagem e separe em potes com tampa, evitando a contaminação de outros.

Próxima, frutas, conservas e ovos. Importante lembrar que para uma melhor conservação dos ovos é importante tirar da caixa e colocar em um recipiente nas pasteleiras, evitando o crescimento microbiológico.

Abaixo, nesta parte mais larga acontece o processo de descongelamento, sendo bom colocar as frutas e legumes. As frutas e legumes só devem ser lavados quando for consumir, evitando a umidade e o processo de deterioração.

Na gaveta separe para colocar as verduras e legumes como pimentão, couve-flor, brócolis, acelga, folhas roxas, alface crespa, americana, beterraba, rabanete entre outros. Guarde os embalados para evitar o ressecamento, as verduras em saco plástico.

Importante é utilizar separadores, vasilhas de uma maneira organizada e que fique prática para o dia a dia. Na porta da geladeira devido ao espaço, algumas prateleiras baixas, outras, altas, lugar próprio para a conservação das bebidas. Organize as garrafas de suco, águas, refrigerantes e alcoólicos. Alimentos de consumo rápido como, mostarda, ketchup, geleias, conservas no geral. Sempre que for armazenar alimentos em latas, transfira para um recipiente com tampa.

A importância de organizar e armazenar os alimentos na geladeira no startblog

Na ilustração do Freezer, uma dica, faça pedrinhas de gelos para cada ocasião, como, temperos, com frutas, chocolate e muito mais. Use a criatividade e sirva para os convidados.

Para as carnes, frangos e peixe ficam separados das comidas prontas congeladas. As carnes cruas possuem longo prazo de validade quando mantidas no freezer. Faça porções e congele em saquinhos com a porção de sua escolha para melhorar o espaço, separadamente dos outros congelados.

Lembre que sempre que levar ao freezer, check se os recipientes são próprios, se estão bem lacrados e com rótulo de identificação com data da preparação. É importante lavar os alimentos antes de ser levados ao freezer e retirar o máximo possível do ar da embalagem.


Estas foram algumas dicas de organização, limpeza e armazenamento da sua geladeira para colaborar com a saúde e bem-estar de todos.

Até o próximo post,

CEO - Starttles

Start Tv Company

#organizaçaodageladeira #armazenaralimentos #saudeebemestar

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com