• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória – startblog

Hoje, em nosso nonagésimo primeiro aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

(Foto/imagem/divulgação) o maestro João Carlos Martins

Pelo mundo sua história já foi contada entre matéria, biografias traduzidas para documentários internacionais e filme com autobiografia, hoje, trazemos a história de superação, um grande pianista que se transformou no maestro mais requisitado do mundo. Acompanhe-nos e conheça a música com a orquestra Bachiana Filarmônica.

A música clássica surgiu em meados do século IX e grandes compositores marcam a história com a criação de obras originais, desde o século XXI.

João Carlos Martins nasceu em 1940, Brasil na cidade de São Paulo um menino, desde pequeno sonhava em ser pianista, seu pai era fascinado pelo piano e devido a um acidente no trabalho, incentivou os filhos a seguirem com o sonho. Aos 5 anos de idade foi levado a mesa de cirurgia para a retirada de um tumor benigno e devido a operação mal sucedida toda vez ao comer os alimentos, eles vazavam.

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória no startblog

Percebendo o complexo do filho com o ocorrido, seu pai comprou um piano e iniciaram as aulas de piano juntos. Seu pai além de ensinar a arte do piano, ensinava-o superar seus medos e vencer. Aos 8 anos fez sua primeira cirurgia, trazendo confiança e tornando-o um consagrado na musica clássica.

Participou e venceu executando obras de Bach. Desde o início de sua história aprendia com ótimos profissionais, dedicava-se a prática por horas a cada dia. Teve aulas com o professor russo, José Kliass vencendo o concurso da Sociedade Brito de São Petersburgo.

Sempre aos olhos de toda a crítica musical do mundo e no seu decanato, já era um dos mais aclamados do mundo, participando de diversos festivais e ganhando prêmios como o Casals, estreou no Carnegie Hall patrocinado por Eleonor Roosenvelt e tocou em uma das maiores orquestras norte americana, sendo o melhor intérprete de Bach da sua geração. Inaugurando no Glenn Gould Memorial em Toronto.

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória no startblog

Na época de 1965, o maestro morava em Nova York e foi convidado a interagir com o time da portuguesa, um jogo que ocorreu no Central Park. Uma honra para ele, jogar no seu time de coração e torcida. Um poucos segundos viu-se impossibilitado de realizar o que amava. Em um lance, uma queda boba, levou um tombo e perfurou o braço direito na altura do cotovelo, atingindo o nervo ulnar. Atrofiando 3 dedos, processo de fisioterapia e cirurgia ficou afastado durante 1 ano de seu sonho. Voltou a tocar com certa dificuldade por 10 anos após.


Voltou a tocar em palcos e deixar a música dar força para atingir suas metas e objetivos. Desta vez foi afastado novamente, pois, havia desenvolvido distúrbios osteomusculares, com isso, segue o caminho empresarial.

Mesmo com diversas adversidades no caminho, entre 1979 a 1985 adaptou formas para continuar a tocar, realizou 10 gravações da obra de Bach mesmo com dor e sequelas. Superou-se a cada dia vencido comprometendo o membro superior direito.

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória no startblog

Em 1995 mais um incidente na vida do maestro e mais uma vez se levanta e segue. Após um assalto na cidade de Sófia, Bulgária foi golpeado na cabeça com um ferro, desencadeando sequela neurológica. Iniciando uma nova fase com reprogramação cerebral para retomar os movimentos da mão direita e voltar a tocar com as mãos.


A mão direita mesmo após cirurgias fica comprometida, gravando em 2001 o álbum Só para Mão Esquerda, homenagem a Paul Wittgenstein que perdeu o membro direito na segunda guerra mundial. Um projeto com a composição de 8 álbuns, porém, descobriu um tumor em sua mão esquerda.

No decorrer dos anos com a melhora do membro superior, ficou com sequelas no lado esquerdo, ocorrendo uma doença contratura de Dupuytren, inviabilizando-o de tocar piano, mesmo após cirurgias, este diagnóstico, era decisivo.

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória no startblog

Ele disse” Eu estava sem rumo, em 2003, já sabendo que não poderia mais tocar nem com a mão esquerda. Sonhei então, que estava tocando piano, com o Eleazar de Carvalho, que me dizia: — vem para cá, que eu vou te ensinar a reger.

Nesta luta de persistência, a diversas consultas médicas, aos 36 anos percebe que era o fim do pianista João Carlos e o nascimento do maestro. Decidido inscreve-se na aula de regência e apresenta-se em Londres e Paris.

João Carlos Martins | De pianista a maestro, conheça sua trajetória no startblog

Com projetos entre comunidades e jovens carentes, forma a orquestra Bachiana Filarmônica, lembrando a cada dia os ensinamentos de seu pai, “Persiga seu sonho que um dia virá trás de você”.

João, o Maestro - Filme (trailer oficial)

Sendo reconhecido por todos que apreciam uma bela música clássica e sendo um exemplo uma inspiração para todos nós.


E foi assim que este grande maestro surgiu. Uma luta entre desafios e superações, sempre focado em seu objetivo, observou seus instrumentos para desenvolver e aperfeiçoar suas melhores habilidades. Nunca desistiu reinventou-se a cada obstáculo que surgia em seu caminho.

Olhe para o lado positivo das situações que aparecem, acredite sempre e continue. Defina metas, estratégias, tenha foco e o mais importante seja flexível durante as realizações de cada meta. A vida não tem um roteiro para ser seguida e sim estar pronto aos improvisos da vida.


Até a próxima sexta CEO,


CEO| Starttles

Start Tv Company


#JoaoCarolosMartins #pianista #maestro #historia #musica #orquestra

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com