• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Fab Lab - startblog

Hoje, em nosso centésimo décimo terceiro aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

(Imagem/foto/divulgação) prótese em 3D

O cenário tecnológico cresce a passos largos em um mercado emergente e lucrativo. Acompanhar estas evoluções são fundamentais para entender a remodelagem aos novos conceitos desde o aparecimento das imagens 3D as evoluções atuais. Acompanhe-nos e saiba a importância dos fab lab.

Registros na história mostram a invenção do aparelho, estereoscópio, criado em 1938, pelo cientista britânico Charles Wheatstone. Projetava impressões tridimensionais ao olho humano, um realismo fora do comum para a época. Em 1890 nos Estados Unidos e Europa existia um mercado crescente em livros ilustrados com imagens 3D.


A intenção era retratar lugares distantes para uma civilização que ainda sonhava com a globalização. Com as transformações na comunicação, anos após, surge em 1984 a primeira impressão 3D criada pelo engenheiro físico Chuck Hull na Califórnia nos Estados Unidos, tecnologia utilizada é a estereolitografia. Em 1989 a chegada das impressoras domésticas pelo Co-fundador S. Scott Crump da Stratasys.Ltd.

Fab Lab no startblog

Em 2014 as impressões aceleraram, passando a imprimir de 25 a 100 vezes mais, acima da média, tendo um grande valor para o mercado. Desenvolvidas para um crescimento através de um meio líquido, abrindo novas portas para evolução, antes, feita por camadas. Apresentando opções para áreas como medicina, indústrias automotivas e aviação.

Um novo conceito surge na Universidade conceituada dos Estados Unidos, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT os fab Labs, “Fabrication Labotarory”. Laboratórios espalhados pelo mundo e preparados com equipamentos de última geração onde pessoas de diversas áreas reúnem-se para fazer o seu projeto acontecer de uma forma colaborativa e digital, chamados “Fab labs”. Alinhado ao conceito DIY faça você mesmo e o código aberto em hardware.

(Imagem/foto/divulgação) impressoras 3D

Os fab labs reúnem pessoas engajadas e realizarem seus projetos usando tecnologia com protótipos e experimentos. A ideia pegou e espalharam-se labs pelo mundo afora. Inovaram para diversos setores como na medicina, melhoram a vida de médicos e pacientes, um exemplo é a criação da prótese criada para o garoto Ítalo, desenvolvida em impressoras 3D para os membros superiores. No caso dos biomodelos, o médico consegue prever outro problema antes da cirurgia, evitando o paciente entrar em outras futuras. Criam réplicas de ossos ou órgãos com resultados de exames de tomografia, impressão em protótipos 3D, redizindo o tempo de cirurgias pelo estudo do caso antes do procedimento e mudando a vida de muitas pessoas.

No fab labs o frequentador realiza o seu projeto do zero com impressoras 3D e cortadoras e laser podendo escolher o membership. No caso do hackerspaces, ambos, espaços colaborativos com equipamentos para receber pessoas e realizar projetos em diversas áreas geralmente em hardware.

(Imagem/foto/divulgação) plotter

Em todos os laboratórios é necessário a presença de um fab manager e alguns profissionais específicos para o suporte dos projetos, ajudarem nas máquinas, processos e softwares. Há 3 tipos de fab labs os acadêmicos, profissionais e públicos. Os acadêmicos recebem o apoio de universidades e escolas, os profissionais geram lucro com os projetos realizados pelos makers e no aluguel do espaço e máquinas para empresas, sendo necessário pagar uma taxa para o uso por hora, dia ou mês.

Os públicos são sustentados pelo governo, comunidades e institutos de pesquisa. O Fab Lab Livre SP disponibiliza labs para criatividade, aprendizado e inovação acessível para todos em desenvolver e criar seus projetos. Todos os labs são equipados com o mínimo para abertura e software de desenho industrial CAD, robótica, mecânica, eletrônica, plotter de recorte, impressoras 3D e muito mais.

Outro caso é o Fab City é um grupo internacional de reflexão, think tank agregando cidadãos, governo, makers, urbanistas e inovadores focados na mudança de paradigmas da economia atual nas industrias. Um programa articulador que propõe a implementação nas cidades pelo mundo para que a produção local transforme-as autossuficientes e conectadas, colaborativas e mais responsáveis.

Fab Lab - startblog

O laboratório MIT Media Lab, nos Estados Unidos, fundado em 1980, pelo professor da MIT, Nicholas Negroponte e conselheiro presidencial, Jerome Wiesner. O lema deles “o futuro é vivido e não imaginado” agrega valores ao departamento de pesquisas da escola de arquitetura e Urbanismo da MIT.

Disponibiliza ao indivíduo a realização de seu próprio projeto, trazendo para a realidade o crescimento com trabalhos realizados por universidades. Os fab labs apresentam grande potencial na capacitação de profissionais e na criação própria de dispositivos inteligentes. Buscam a cada ano realizar projetos com ações assertivas de maneira que se alcance o máximo dos fatores envolvidos no processo associado na fabricação de produtos amplamente distribuídos. Adaptando os dispositivos as necessidades dos usuários ou locais, trazendo praticidade e baixo custo com a produção em massa.

(Imagem/foto/divulgação) website: fablablivresp.art.br

Economia crescente, intervenções colaborativas entre grupos locais priorizando projetos livremente realizados em uma hierarquia horizontal com estratégia de decisões “bottom-up”, de baixo para cima uma forma flexiva e espontânea, considerada nos Estados Unidos. O movimento “grassroots”, “de raiz” fazem mudanças em regiões, nações até internacionalmente com ações locais promovendo estas mudanças.

Para o empreendedor interessado em abrir um fab lab tem requisitos a ser seguidos como, compartilhar ferramentas com outros labs, abrir o lab 1x por semana gratuito e participar dos grupos presenciais e vídeo. É necessário investir em 5 máquinas para o início como a cortadora laser, impressora 3D, máquina de costura, furação, fresadoras e pequeno formato e uma grande e cortadora de vinil.

(Imagem/foto/divulgação) fablablivresp.art.br

No Brasil a organização que ajuda na abertura de laboratório de fabricação digital é a Fab Lab Brasil Network, a diretora executiva Heloisa Neves diz que para fazer parte da rede é preciso entrar em contato. Ela foi uma das responsáveis na abertura do primeiro fab lab do Brasil, Insper Fab Lab em São Paulo na FAU-USP e o Garagem a Heloísa ajudou o sócio Eduardo com Marcos a abrirem este lab, investiram RS150.000,00 para abertura da unidade. Eles optaram por uma empresa sustentável para terem um retorno lucrativo criaram o spin-offs do negócio prestam serviço para impressoras 3D, vendem filamentos para elas e imprimem pessoas em miniatura. O público em geral do Garagem são estudantes de design, engenharia e arquitetura.

Com o perfil do novo empreendedor, há um crescimento contínuo a cada ano pela procura para investir em novas unidades e no aumento de frequentadores. Os associados estão espalhados pelas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Cuiabá entre outras.

Tendo o interesse em outro lugar do mundo o responsável é a Fab Foundation uma organização americana que ajuda a pessoa colocar o plano de ação em prática. No Vale do Silício, Japão e Holanda os labs mais procurados são os profissionais.

Acesse a programação do Fab Lab Livre SP aqui confira os diversos cursos e funcionamento das unidades, um dia por semana é livre para o uso sem vinculação a Instituição.

Fab Lab no Startblog

Fique antenado no mundo digital e melhore o conhecimento em inovações e tecnologia. Confira os diversos cursos gratuitos como, modelagem, introdução a drone, criação e animação de personagens com blender, modelagem e impressão 3D, ateliê de marcenaria, desenho digital com Inkscape.

Ficará surpreso ao e ver a quantidade de fab labs pelo mundo. Inove no fab labs e dê vida ao seu projeto.

Até o próximo post,

CEO | Starttles

Start Tv Company


#FabLab #3D #startup #medicina #tecnologia

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com