• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Adaptação ao relógio biológico – startblog

Hoje, em centésimo trigésimo nono post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

O ser humano acompanha durante o ano, as mudanças que ocorrem nos hábitos diários como, horário de dormir, comer, acordar e outras atividades do corpo, como esvaziar a bexiga e o intestino, produzir melatonina, o cortisol e o hormônio responsável pelo crescimento. Uma parte do cérebro é o responsável pelos ritmos biológicos.

Tivemos a pouco uma mudança com o final do horário de verão e temos que adaptarmos a voltar ao trabalho, às aulas depois das férias e até o fuso horário em viagens, sabemos que não é fácil. Acompanhe e veja as nossas dicas para ter sucesso aos efeitos das mudanças.

Adaptação ao relógio biológico no startblog

O corpo registra os hábitos do horário anterior a troca e dessincroniza o relógio mecânico e biológico. Sendo importante em todas as trocas alguns cuidados para equilibrar novamente a alteração de humor e a queda do rendimento físico e mental.

Já faz quase um mês que ocorreu a troca do horário e alguns organismo levam um tempo mais longo para acostumarem com a rotina. Desde 1930 o horário de verão começou a ser adorado no Brasil, sendo discutido academicamente a partir de 1970. Em meados do século XIII o americano Benjamim Franklin dizia que a mudança de horário era necessária para gerar “economia tanto em velas como em querosene”, segundo pesquisadores. Segundo ele a temperatura do corpo começa subir antes mesmo da mudança de horário, acreditava na desestabilização entre a temperatura corporal e da atividade de repouso.

Adaptação ao relógio biológico no startblog

Estudos realizados no Brasil conclui-se que o corpo humano precisa de 14 dias para adaptar-se com a mudança de horário trazendo algumas mudanças na memória, falta de atenção e sono picado.

Dizem cardiologistas que antecipar aos poucos o horário de deitar é ideal para fazer a mudança fracionada e o corpo acostumar aos poucos. A sugestão é dormir cinco minutos mais cedo a cada dia, desta forma minimiza os efeitos do fim do horário de verão.

Sabemos a importância do equilíbrio para uma vida saudável, sendo essencial o fracionamento progressivo para uma mudança suave ao invés de realizar uma mudança radical.

Outra dica é jantar no mesmo horário, assim conseguirá ir para a cama sem a sensação de barriga cheia ou inchada e ajudará a ter um sono tranquilo e dormirá o necessário. Indicado evitar os energéticos, café e refrigerante em alguns casos podem despertar.

Adaptação ao relógio biológico no startblog

Empresas preocupadas com saúde e bem-estar aconselham comer pela manhã, frutas com vitamina C como os kiwis, morangos e laranjas. Ajudam no sistema imunológico e fortalecem a atenção, ficando acordado e sem sono.

Durante a tarde os alimentos que contenham magnésio como bananas, avelãs, frutos secos e outros. Trazem o relaxamento dos músculos e preparam o corpo quando for dormir.

Adaptação ao relógio biológico no startblog

Práticas de atividades antes de deitar como, jogar videogame, ficar no computador e assistir televisão, o indicado é até meia hora antes de deitar. Da mesma forma, silencie o ambiente desligando todos os aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e Ipad. Em outros casos, há pessoas que gostam de entretenimento saudável para pegar no sono como leitura, escutar músicas tranquilas, pode ser uma boa.

Os idosos podem levar até um mês para uma adaptação, como uma boa parte tem não tem um sono reparador tendo uma alteração mínima, pode causar mudanças no organismo e no sono. Em relação aos remédios e refeições o indicado é seguir o relógio, sem ter que fazer contas e se estressar. Para as crianças o recomendado por médicos é as deixar seguir o ritmo delas.

Adaptação ao relógio biológico no startblog

Os cardíacos sentem alterações na pressão arterial. Portanto, recomenda-se seguir as recomendações e evitar esforços demasiados.

No caso do horário de verão com o adiantamento de uma hora dos relógios, o dia tem maior duração nas regiões subtropicais, devido à posição da Terra em relação ao sol. Havendo uma redução no consumo de energia elétrica durante o período de maior demanda. Favorecendo atividades ao ar livre até mais tarde e deixando a luz do sol clarear a casa até precisar acender as luzes.

Nesta fase gera uma expectativa de economia em torno de R$7 bilhões, representando o valor que seria para investir em sistema elétrico para atender a um consumo maior. Tenha qualidade no sono e bem estar.

Até o próximo post,

CEO | Starttles

Start Tv Company


#fimhorariodeverao #saude #Brasil

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com