• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Stand-up | Evolução na comédia - startblog

Hoje, em centésimo quadragésimo primeiro post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

Em meados do séc. XIX os pais da comédia stand-up eram chamados de “mestres de cerimônia” como Bob Hope, Fred Allen e Jack Benny conquistando na época um público grandioso. Ser comediante ajudava-os a dar um “up” na carreira como show business. Atualmente os “Crush” do humor são encontrados na internet e os “comediantes” são os vloguers. Acompanhe-nos e entenda um pouco da história da comédia e as inovações de humor com o passar dos anos.

O stand-up iniciou no final do séc. XIX, trazendo em suas raízes diversas tradições do entretenimento popular americano e monólogos humorísticos. Existem modelos de humoristas, no stand-up comedy que criam textos próprios e interpretam em um espetáculo de pé, por isso o termo stand-up. Esta autonomia e apropriação da obra também são válidas para os humoristas são, criadores de seus trabalhos como o Marcelo Adnet.

Stand-up no startblog

Os comediantes interpretam os textos criados por outros como no programa, Zorra Total, onde os atores interpretam os textos prontos.

Antigamente o comediante, era visto como um contador de piadas. Era contratado para entreter a plateia em números de abertura ou manter o público entretido durante os intervalos.

Em 1990 a stand-up após ocorrer um declínio, ressurge através de alguns humoristas que entram na Tv levando seus temas peculiares de sucesso popular.

Com a chegada do novo século a comédia ganha um novo vínculo em novas mídias como a internet e Tv de assinatura. A transformação do mercado e a mudança das piadas surgem com as inovações tecnológicas.

Stand-up no startblog

Os humoristas criam textos originais, geralmente baseados em observações do dia a dia e do cotidiano. Atualizam as piadas com os acontecimentos dos internautas com as gerações anteriores. Imagine a namorada que queria enviar uma foto dela ao namorado que morava em outra cidade. Ele tirava a foto, levava na loja para revelar, esperava 3 dias para ficarem prontas, buscava e postava no correio, quando a carta chegava na casa da menino, ele já estava casado com outra, kkk, exemplo usado no stand-up do programa a cara do pai, transmitido pela Rede Globo. Ou seja, métodos ultrapassados para os tempos de hoje, atualmente com as selfies qualquer pessoa com um celular tira uma foto e compartilha em tempo real para todos em poucos segundos.

O barato é tirar onda com as mídias sociais e tecnologias atuais. Os hábitos mudam com o passar dos tempos, antes o que era considerado “engraçado” piadas com nacionalidade, gênero e outras coisas, podem nos tempos atuais serem confundidos com preconceito e alguns casos, levando a denúncia. As pessoas tem que filtrar o que falam e para quem será dito. Com a velocidade e facilidade do acesso as informações as pesquisas e temas para desenvolver são fáceis para os entendedores, porém, é importante dedicação e prática.

Stand-up no startblog

Brincar com público com improvisos é uma espécie de humor que o comediante fala ao público em um tom de conversa, conta casos engraçados inventados ou vivenciados por ele ou pessoas próximas. Um show nunca é igual ao outro, estão em constante evolução.

Uma das coisas essenciais para todos os gêneros citados acima é a entrega, A maneira como será transmitida a mensagem é tão importante quanto à entonação, pausa, expressão corporal, timing, naturalidade entre outras. A entrega ou “delivery” expressão em inglês, é o coração do artista sem ele, será mais um contando piadas sem graça.

Stand-up no startblog

Desta forma os grandes influenciadores digitais usam o humor para atrair e cativar o seu público com milhares de fãs pelo mundo. Rir é o melhor remédio, já dizia o ditado. Fazer algo que gosta e ganhar dinheiro é muito melhor. Estudam as linguagens do mundo dos nerds e ficam antenados com os novos comportamentos do público.

Para aqueles que não foram em um espetáculo de stand-up comedy vale a pena conhecer e fazer parte dos improvisos ao vivo. Se preferir navegar ter uma programação para o final de semana, navegue pelos canais e conheça os youtubers que estão no top da lista dos mais engraçados do ranking.

Até o próximo post,

CEO| Starttles

Start Tv Company


#standup #comedy #comediante #humor

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com