• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Extra! Brasileiro lança Impressora 3D no Morro do Alemão - startblog

Lucas Lima, 24 anos, morador do Rio de Janeiro no Complexo do Alemão. Formado em engenharia mecânica, construiu um modelo capaz de imprimir objetos tridimensionais.

Extra! Brasileiro lança Impresora 3D no Morro do Alemão - startblog

Ele teve a ideia de construir sua própria impressora 3D, enquanto era estagiário na faculdade onde estudava. Como comprar uma impressora era extremamente caro, ele começou a pesquisar, e após duas semanas de estudos, desenvolveu um protótipo a um custo de fabricação de aproximadamente R$ 680 – 25 vezes mais barata que uma impressora 3D convencional.

"Maria" Impressora 3D em homenagem a mãe

Foi aos ferros-velhos em volta do Complexo do Alemão, conseguindo pegar motores e algumas peças. Depois de dois meses, conseguiu fazer a primeira impressora, chamada Graber.

Graber é um modelo aberto, simples e eficiente que faz impressão 3D com diversos polímeros. Mas Lucas queria uma ainda melhor. Passou mais dois meses estudando muita programação e vasculhando mais lixos, até chegar a um modelo que imprime só com um tipo de polímero e que tem potencial para produção em larga escala. Ele o batizou de “Maria”, em homenagem à mãe.

Lucas Lima apresenta suas modelagens 3D no startblog

Assim surgiu a Infill, uma fábrica de impressoras 3D no Complexo do Alemão que comporta o projeto Maker Space, com cursos de qualificação em tecnologia para jovens, que posteriormente serão encaminhados para trabalharem na produção de máquinas de baixo custo.


“A ideia é ter uma tecnologia 100% favela, mostrar que somos mais do que estatística de violência, somos o futuro”, diz Lucas.

Equipe Infill reconhecida pelo projeto

“O que me motivou a ter uma máquina dessas é poder criar o que eu quiser. É como se ela fosse o limite máximo da minha imaginação. E se eu dou uma impressora 3D a um jovem da comunidade, ele pode fazer tudo o que quiser.”

Lucas Lima e sua equipe na premiação - startblog

“Eu vejo, daqui 5 ou 6 anos, as comunidades do Rio virando praticamente Wakandas, tendo jovens negros fazendo aplicativos impressoras 3D, criando máquinas. É isso o que eu quero para minha empresa. Não é apenas fazer um produto. O que eu quero é transformação.”

Infill, uma fábrica de impressora 3D no Complexo do Alemão - startblog

Lucas ganhou o prêmio Iniciativa Shell Jovem, porque pensou fora da caixa, não aceitou as limitações apresentadas a ele e se reinventou. Com certeza ainda ouviremos falar muito sobre o Engenheiro Lucas Limas, que faz a diferença em sua comunidade e não quer parar por ai!


O que achou desse tema? Deixe seu comentário abaixo, curta e se inscreva no canal.


CEO | Starttles

Start Tv Company


#impressoras3d #inteligenciaartificial #revolucao40

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com