• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

GM | Mary Barra a primeira mulher CEO de uma grande montadora global - startblog

Hoje, em centésimo quinquagésimo sexto post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

(Imagem/foto/divulgação) Diretora Executiva da GM: Mary Barra

Houve um grande marco na história dos Estados Unidos no ano de 2013 para o mundo, à primeira executiva-chefe mulher assumiu aos 51 anos, o cargo no alto escalão para comandar a companhia. Mary Barra trouxe a sua garra e determinação para bons resultados em sua gestão. Acompanhe-nos e conheça a engenheira eleita no ranking da Forbes a 35ª mais poderosa do mundo.

As mulheres representam 37% nos cargos de direção e gerencia. A participação é reduzida conforme aumenta o nível hierárquico. No topo, nos comitês executivos de grandes empresas, são apenas 10% no Brasil. Conforme as pesquisas realizadas em 2016 pelo Instituto Ethos, cargos executivos nas 500 maiores empresas, apenas 13,6% são ocupados por mulheres.

O mercado das montadoras é predominantemente masculino e ter uma mulher dando o start em uma nova conquista é importante para mostrar a capacidade na desenvoltura de habilidades em melhorias necessárias para as indústrias automobilísticas destacarem-se mundialmente.

(Imagem/foto/divulgação) GM Detroit

O termo utilizado no setor para os homens que respira e dorme pensando em carros é “car guy” geralmente são comuns nas fabricantes e são formados em engenharia, finanças ou marketing. Sendo mais raro, inclusive, na GM ter a primeira engenheira mulher americana na montadora global. Sendo usada a expressão “car girl” para a CEO, desde os tempos de Henry Ford.

O pai da Mary trabalhou na montadora do setor de tintas, ela cresceu durante 30 anos na GM. Atuou em cargos altos na empresa como vice-presidente global no departamento de recursos humanos, desenvolvimento de produtos e outros. A General Motors tem conseguindo recuperar o lucro nos Estados Unidos, porém, a Volkswagen e Toyota são mais rentáveis. O grande desafio da nova CEO é garantir um ótimo desempenho no mercado.

Conseguindo o seu espaço dentro da companhia em uma das reuniões, recebeu uma bolsa para os estudos em um programa voltado para executivos de alto potencial. O Instituto General Motors investiu em sua formação, concluindo o curso de engenharia elétrica, em 1990 em Stanford Graduate School of business, um MBA.

Muitos conhecem a maneira de pensar de Mary Barra, empreendedora que defende investir em uma bela carreira e gostar do que faz. Focada nas necessidades de seus clientes, direcionando suas decisões para uma melhor performance e entrega de resultados.

GM | Mary Barra a primeira mulher CEO de uma grande montadora global no startblog

Formou novos líderes e aliviou as burocracias do setor em 90%. No cargo de desenvolvimento de produto reduziu os custos da produção e aumentou os lucros, um sucesso.

A companhia não estava em um bom momento. Em seu primeiro ano, agregou novos desafios ao seu cronograma ganhando confiança para enfrentar um dos maiores recalls da história. Foram registrados pelo mundo 30 milhões de carros envolvidos e teve uma visita ao senado americano para discutir os acidentes e fatalidades devido a erros.

Com isso, reuniu a equipe e contrataram especialistas em engenharia, comunicação, vendas, finanças e direito para descobrir o que de fato aconteceu e trazer novos resultados em sua gestão. Demitiu executivos de alta escala, reestruturou a política interna e operações de engenharia.

Em 2016 havia um registro de 10 milhões de veículos vendidos em 40 países, um aporte de US$166 bilhões com 200 mil colaboradores.

GM | Mary Barra a primeira mulher CEO de uma grande montadora global no startblog

Como uma empresária eficiente, acompanha as inovações e o mercado em tempo real, diz que anteriormente a busca em primeiro plano dos fabricantes era o carro. Nos dias atuais, cada vez mais a tecnologia torna-se um fator fundamental no mercado automobilístico.

Sendo importante atualizar os softwares para cativar o maior número de clientes. Diversas mudanças em sua estrutura com desafios para superar na indústria do ramo. Entre outras mudanças como a implementação de um novo modelo de negócio, inspirado nas startups. Trouxe a aceleração de ciclos no desenvolvimento de novos produtos, que atualmente levam menos tempo ao invés de anos.

Com a evolução da indústria 4.0 é importante ter um diferencial para oferecer no mercado. Antes o carro vinha com Dvd, hoje milhares de códigos inseridos no painel do carro. Cada vez mais botões e novos comandos para ações internas. Logo, todos serão automatizados via satélite.

GM | Mary Barra a primeira mulher CEO de uma grande montadora global no startblog

Uma de suas metas era a construção de 500 mil veículos com algum tipo de eletrificação, incluindo os híbridos até dezembro. A demanda por carros elétricos é grande sendo preciso ser ágil e dinâmico diante as concorrentes.

Uma grande incentivadora em programas de ensino para meninas e mulheres como Girls Who Code da Microsoft, além de ser a mentora executiva, incentiva no aprimoramento das políticas internas da companhia.

Para conhecer mais a história de conquista de grandes mulheres que iniciam em cargos baixos e chegam ao topo com muita garra, uma sugestão é o livro que destaca o crescimento delas em um ambiente masculino e no setor automobilístico.

O fluxo de ideias traz melhores resultados, por isso escute e importe-se com os colaboradores para o sucesso da companhia. Feche com sua equipe e tenha o comprometimento total. Desenvolva um bom planejamento e confie na tomada de decisão.

GM | Mary Barra a primeira mulher CEO de uma grande montadora global no startblog

Escute a equipe, fortaleça e assuma responsabilidades. Liderança para olhar além e antecipar as mudanças.

Neste post trouxemos a história de uma grande empreendedora. O sucesso não é determinante apenas pela boa estratégia, mas sim o quanto se adapta para entender as necessidades de seus clientes.

Inspire-se e até o próximo post CEO,

CEO | Starttles

Start Tv Company


#MaryBarra #GeneralMotors #GM #CEO #empreender #mulher #empresa #automobilistica

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com