• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

O segredo do Chai - startblog

Hoje, em centésimo quinquagésimo segundo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

O Brasil é o maior consumista do café e tem diversas qualidades e aromas. O cafezinho brasileiro é tão popular quanto o Chai na Índia. Os anfitriões servem a bebida com um símbolo de cordialidade ou para prolongar uma conversa ao lado de boas companhias. Acompanhe-nos e conheça a tradição deste chá exótico que conquistou diversos paladares.


A Índia traz cores, sabores e aromas marcantes, sendo incomparável, não consiste só na fragrância do jasmim, sândalo ou rosas frescas. A culinária é conhecida por uma arte milenar combinando os temperos doces, amargos, aromáticos e picantes com os alimentos. Acentuando o olfato e o paladar.

O segredo do Chai no startblog

Possui acima de vinte e cinco tipos de especiarias para usar em sua culinária. O aroma das especiarias é tão importante na culinária local, sobretudo na preparação do famoso curry.


No caso das bebidas, podemos citar entre as mais comuns e deliciosas, o Lassi, creme de leite mesclado e o tradicional Chai, pronunciado Tchai. Leva-se no mínimo quatro tipos de especiarias, sendo que o leite é o único ingrediente que não é substituído. A bebida é servida nas casas, ocasiões especiais, lojas, restaurantes e em alguns vagões de trem.

O segredo do Chai no startblog

Bem-vindo a qualquer hora do dia. Conhecida em seu país além de seu sabor acentuado por ajudar na digestão é energético, antioxidante, combate os radicais livres, envelhecimento e doenças degenerativas. A fusão acontece ao misturar as especiarias, no caso, algumas são termogênicas e aquecem o organismo, aumentando a disposição e energia.

Cada região da Índia difere em sua preparação até mesmo pela disponibilidade de encontrar os ingredientes. No sul da Índia usa em média 1/3 de leite comparado ao Norte, devido à produção do alimento ser menor.

O segredo do Chai no startblog

Na região norte da Índia leva o Darjeeling, considerado a melhor qualidade do chá preto do mundo e o mais expansivo. Esta versão pode encontrar em restaurantes sofisticados, hotéis de luxo e casas de alto padrão. Devido a sua plantação ser reduzida em 3% em todo o país, o que acontece também no caso dos grãos mais sofisticados do café no Brasil. Vale a pena saborear o Darjeeling, considerado a esmeralda dos chás.

No país existem profissionais que atuam na preparação do chá, seguindo todo um ritual, conhecidos como “Chaiwallas” diferenciados pelo seu toque único durante a fusão das especiarias, apresentação e sabor. Costumam acrescentar o leite frio ou quente ao chá pronto, fazem com certa distância da xícara para formar uma espuma e levantar o aroma.

Em todos os casos, o segredo de cada um permanece guardado a sete chaves. Pode-se preparar com base ao chá preto, jasmim ou chá verde. Encontra-se uma variedade de receitas e lugares para apreciar um bom Chai tradicional que leva pimenta preta, favorito pelos Hindus. Por isso, a importância do leite na receita para aliviar o picante e deixa-lo encorpado e nutritivo. Tradição vinda sobre influências desde a colonização inglesa, para conhecer a história do chá, clique aqui.

Recomenda-se adoçar com mel ou açúcar e adicionar à receita a mesma proporção de leite e água para a infusão do chá. A maneira de preparo é conforme o gosto, costume e local.

O segredo do Chai no startblog

Acrescentar logo no início todos os ingredientes, ferver, coar e servir na sequência. Existem casos que cozinham por mais tempo e outros, fervem as folhas de chá e só no final acrescentam o leite e as especiarias.

O Chai conquistou o paladar dos brasileiros e encontra-se em restaurantes Indianos, casas tradicionais e templos. Hoje, encontra-se uma variedade de especiarias em mercadões nas cidades grandes. O Chai mais comum para agradar os brasileiros é com o chá preto, pode ser fervido sem correr o risco de amargar, como no caso do jasmim e o chá verde. São pouco os que aderem o uso da pimenta.

Veja uma dica de receita a lá brasileira:


Ingredientes:

3 xícaras de chá de água

3 cravos da índia

1 canela em pau

3 pitadas de noz-moscada em pó

1 colher chá de semente de coentro

3 pitadas de cardamomo ou 1 pitada das sementes trituradas

1 colher chá de gengibre ralado

I xícara de leite integral

1 saquinho ou 1 colher chá de chá preto

Mel ou açúcar a gosto

O segredo do Chai no startblog

Preparação:

Em uma panela aqueça a canela, cardamomo e o cravo, coentro e a noz-moscada, após acrescente a água até levantar fervura, acrescente o gengibre e cozinhe por 2 minutos. Junte o chá preto e após 2 minutos o leite, deixe cozinhar até levantar as primeiras bolhas. É importante não deixar ferver. Desligue o fogo, coe, adoce e sirva em seguida. Rende duas xícaras.

Obs: Se preferir adoçar com açúcar, o mascavo dá um toque.

Inscreva-se no canal e acompanhe outros posts sobre o tema, vamos contar mais sobre a culinária Indiana que é considerada a terceira mais popular do mundo.

Até o próximo post,

CEO | Starttles

Start Tv Company


#history #chai #tradicao #indiana

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com