• Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Pinterest Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Start Tv Company

Vale do Silício Brasileiro – startblog

Hoje, em centésimo nonagésimo oitavo post aqui no Startblog, da série, empresa Start Tv Company, de dentro para fora.

Post Vale do Silício Brasileiro

O clássico Silicon Valley - Vale do Silício é o maior polo industrial de tecnologia, situado nos Estados Unidos, na região da Califórnia. Está localizada as maiores companhias do mundo como Apple, Yahoo, Oracle, IBM, Facebook. No entanto, há anos luz o START do jogo foi dado, mentes brilhantes iniciaram seus negócios em garagens tornando-os destaques entre os mais inovadores e lucrativos do mundo. Acompanhe-nos e conheça mais sobre os polos industriais do Brasil.


Inovar é o oxigênio no ecossistema high tech e para que ocorra um crescimento nos polos tecnológicos é necessário um ambiente favorável. Com milhares de mindset presentes nestes âmbitos, acelerou o crescimento das Unicórnios - Startups de investidores-anjos, venture capital e outros, avaliadas acima de 1 bilhão de dólares.

Interessados em acompanhar este mercado, porém, com a vasta expansão por todo Vale, o que antes o foco era o crescimento, atualmente priorizam o LUCRO. Com isso, as gigantes terão que colocar a criatividade para acelerar o capital a fim de continuarem no topo da lista.


Setores com grande potencial é o agronegócio brasileiro que investe em tecnologias para facilitarem o dia-dia dos empresários com drones evitando as perdas e invasões, controlam as plantações e os animais. Os satélites trazem precisão nos dados. A genética favorece a agricultura e pecuária.

Post Vale do Silício Brasileiro

O Parque tecnológico de São José dos Campos promove parceria com o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.


Anjos visam a América Latina para investirem, principalmente no Brasil, em centros tecnológicos, incubadoras e Institutos de Pesquisa. Os Estados desenvolvidos e nomeados por “Vale do Silício Brasileiro” destacam-se o Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

Post Vale do Silício Brasileiro

Campinas contêm 30 empresas tecnológicas mais conceituadas mundiais. Centro de pesquisas que marcaram a história do Brasil, no caso o CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras.


Santa Rita do Sapucaí, uma cidade de Minas Gerais, possui acima de 153 fábricas na área de eletrônica, distribuídas entre o polo industrial. Gerando milhares de empregos e renda para o desenvolvimento da cidade. Sua história teve início em 1959, quando surgiu o Instituto de ensino técnico de eletrônica na América Latina. Conta com incubadoras com produção acima de 15 mil produtos.

Post Vale do Silício Brasileiro

Da mesma forma que no Vale do Silício, ao visitar, o ar que respira, é pura inovação, considerado o Vale da Eletrônica e o mais antigo, em Santa Rita do Sapucaí, não fica atrás, a cidade promove empreendedorismo e investe na educação focada neste universo. Apoiando projetos encubadores.


Em 2017 teve um faturamento de R$3,2 bilhões. Os produtos em destaque da região são os rastreadores, tornozeleiras e urnas eletrônicas.


A cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, cidade turística, além do fluxo econômico, há um forte crescimento nas áreas tecnológicas industriais. Atraindo olhares de diversos investidores-anjos.

Post Vale do Silício Brasileiro

Citamos no artigo as mentes criativas que iniciaram o seu negócio na garagem, pois bem, o setor tecnológico e científico na PUC do Rio Grande do Sul- TECNOPUC - inovaram em 2014 com um projeto e desde então é um sucesso. Incentivam as boas ideias de empresários tornarem-se grandes negócios, apoiando em todas as etapas do processo, do papel a prática.


Podemos citar um ambiente favorável, desde 2011, o tão famoso San Pedro Valley, na região de Santa Catarina e Rio Grande Do Sul. Há investidores, aceleradoras, espaços colaborativos – Coworking - além de 200 empresas de diferentes setores. Outros como Porto Digital em Recife, Parque tecnológico do Rio de Janeiro, Sapiens Parque em Florianópolis, SC.

Saiba mais sobre o polo tecnológico - Vale do Silício no post. Para aprimorar este assunto, a nossa série Start CEO traz inspiração empreendedora com cases de sucesso que marcaram a nossa história.


Especialistas ressaltam a importância de adotar uma cultura de inovação em todos os setores produtivos. O empreendedor criativo visa toda a equipe como parte do negócio, open mind a novas ideias que surgem dia-dia.


Atualize-se e inscreva-se no canal.


Até o próximo post,


CEO | Starttles

Start TV Company


#valedociliciobrasileiro #siliconvalley

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Pinterest Icon
  • White LinkedIn Icon
Start Tv Company
CNPJ: 26.065.337/0001-70
Entrega de 03 a 05 dias úteis
              2016
By Start Tv Company
Proudly created with wix.com